quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Viver significa apenas desesperar ...

Afinal, viver significa apenas desesperar, disse. Quando me levanto, penso com repugnância em mim mesmo e tenho pavor de tudo o que me espera. Quando me deito, só sinto o desejo de morrer, de não acordar mais, mas então acordo, e esse processo horroroso se repete, e continua enfim se repetindo por cinquenta anos, disse. E pensar que durante cinquenta anos só desejamos estar mortos e, no entanto, continuamos vivos e sem poder fazer nada para alterar isso, por que somos absolutamente inconsequentes, disse. Por que somos a mesquinhez em pessoa, a vileza em pessoa. Sem talento para a música, exclamou ele: Sem talento para a vida! Somos tão arrogantes que acreditamos estar estudando música, quando na verdade não somos capazes nem sequer de viver, somos incapazes até de existir, e afinal não existimos: somos existidos!

( O Náufrago - Thomas Bernhard )

Nenhum comentário: